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Não escrevo para heróis, mas para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. (Augusto Cury)

III.REPUTAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL


fundamentação desta pesquisa ficaria incompleta se não falasse da Atividade existência, terapêutica e a recuperação, bem como de algumas qualidades ética imprescindível  para o orientador educacional ou pedagógico. É muito comum nas escolas alunos procurar o orientador para questões de cunho escolar, mas, também de origem pessoal ou particular, como por exemplo, situações, problemas, dúvidas e outros. 


Certamente, isso pesaria muito na vida do orientador educacional, no sentido de preservar sua vida profissional, com adoção de princípios éticos e morais. Pois, representa toda uma gama de pessoas e famílias de todos os níveis sociais, que de certo modo, presta confiança no educador. Que inclusive, eles poderão se orgulhar em parecer com o profissional. Porém, se o orientador se posicionar indecentemente, revelando segredos, das famílias, dos alunos para as pessoas, a situação poderá complicar para o profissional.
Núbia fala da ética e a terapia.

O acompanhamento terapêutico, devido o aluno aparentar baixo rendimento ou dificuldade na aprendizagem, comportamental, precisando de uma assistência com especialistas. A atividade de recuperação é para o educando que apresenta um défice definido de aprendizagem. Tudo deve ser feito juntamente com o serviço escolar, cujo o principal objetivo é detectar as causas que levou – o  a ficar de recuperação, sendo que o orientador pedagógico ou educacional é  protagonista deste processo.


 Na promoção destas condições e situações um dos fatores mais decisivos é o Orientador. Suas atitudes, práticas, desempenhos promovem um impacto significativo no educando, pois elas influem na imagem que os educandos formam da escola, no processo educativo em geral, na imagem de si mesmos, e , é claro, em aspectos particulares de sua aprendizagem. Portanto, toda atenção deve ser dada ao desenvolvimento de atitudes, habilidades e conhecimento do Orientador para que possa promover um processo educativo relevante.
http://www.webartigos.com/articles/21631/1/O-Papel-do-Orientador-Educacional-na-Escola/pagina1.html#ixzz1UAWhE9n7





  

 Atividade existencial – a Orientação Educacional deverá atender educandos que precisam e querem orientação pessoal não apenas na vida escolar, mas na vida particular auxiliando em situações problemas, dúvidas, inseguranças e incertezas.Atividade terapêutica – está voltada aos educandos com dificuldades de estudo ou de comportamento cujos casos precisam de uma assistência mais assídua e especializada.   -Atividade de recuperação – refere-se aos educandos que apresentam um déficit definido de aprendizagem e que precisa de recuperação. Esta atividade deve ser exercida em parceria com a Supervisão Escolar. A recuperação não tem somente o objetivo de levar o educando a alcançar certas notas, mas pesquisar junto aos educandos as causas que os levaram a este estado de desinteresse, desorganização, conflito, desajuste e mau funcionamento na escola dentre outros.http://www.webartigos.com/articles/21631/1/O-Papel-do-Orientador-Educacional-na-Escola/pagina1.html#ixzz1UAV2r5qA