Saber, se as teorias
da aprendizagem são importantes na formação do educando é um fato consagrado.
Porém será que estão sendo empregadas no ensino de verdade? O
professor está ciente da importância delas?
As superlotações das salas, não impede que as teorias sejam
trabalhada? a escola campo preocupa em trabalhar as teorias, ou
tem simplesmente o livro didático como moleta? Será que existe
interesse de educadores em trabalhar esse conteúdo? Os alunos não ficam mais
brincando na unidade escolar, que aprendendo? Mas em fim, será que estas
teorias são aplicadas mesmo? De uma coisa pode – se ter certeza, a educação
brasileira segundo estatística, está pior que da Bolívia e da Argentina. Se
investisse hoje, na Educação brasileira, demoraria em média de 15 a 20 anos
para ficar igual a Bolívia e a Argentina.
A educação na Bolívia está constituída por
níveis e modalidades de acordo com as bases, fins e objetivos da educação. Esta
organização têm como fundamento o desenvolvimento biopsicosocial dos
alunos e das características de cada região do país. Os níveis do
Sistema Educativo são graduais, conforme o próprio processo educativo, com
objetivos próprios e em função dos diferentes estados de desenvolvimento de
seus alunos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_na_Bol%C3%ADvia#Cobertura_e_Qualidade – Acessado em 05/08/2011
Com o emprego adequado das Teorias
da Aprendizagem certamente o aluno aprenderá com mais
facilidade. Como por exemplo o significado lógico está ligado a
dimensão interna do conteúdo. Por outro lado, o significado psicológico que
pode ser estabelecido entre o conhecimento prévio e novo. Está muito
relativo ao aprender individual.
Significado lógico: refere-se a estrutura interna
do conteúdo.Significativo e psicológico: refere-se a permitir
o estabelecimento não arbitrário e o conhecimento prévio e o novo. É relativo
à aprendizagem individual e depende de suas representações
anteriores.Motivação: deve haver também uma disposição subjetiva
para a aprendizagem do aluno. Existem três tipos de necessidades:
afiliação, poder e realização. A intensidade de cada varia de acordo com os
indivíduos e gera diferentes estados motivacionais que deve ser
levados em conta.http://educacion.idoneos.com/index.php/ - acessado em 05/08/2011
Significatividad lógica: se refiere a la estructura interna del contenido.Significatividad psicológica: se refiere a que puedan establecerse relaciones no
arbitrarias entre los conocimientos previos y los nuevos. Es relativo al individuo que aprende y depende de sus representaciones anteriores.Motivación: Debe existir además una disposición subjetiva para el aprendizaje en el estudiante. Existen tres tipos de necesidades: poder, afiliación y logro. La intensidad de cada una de ellas, varía de acuerdo a las personas y genera diversos estados motivacionales que deben ser tenidos en cuenta. http://educacion.idoneos.com/index.php/Teor%C3%ADas_del_aprendizaje/Enfoque_cognitivo
Assim sendo, analisa-se
a aprendizagem significativa, resolução de problemas, câmbio conceitual e inteligências múltiplas. - Para que
uma aprendizagem seja significativa é preciso que se tenha
condições para tanto, como por exemplo, um ambiente em sala de aula que possa
trabalhar os aspectos psicológicos que seria a lógica e psicologia
da aprendizagem bem como o fenômeno da motivação que comprovadamente
ajuda o aluno na estruturação e formação do conhecimento cognitivo.
DIFÍCIL UMA SALA DE AULA C/ 20 ALUNOS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Por incrível que pareça, é difícil numa escola pública conseguir sala do
primário com menos de 20 alunos. Se o ambiente escolar fornecesse condição
teria resultado positivo a resolução de problemas. O aluno certamente adquiria habilidades e resolveria questões de natureza inéditas, como contextualizar problemas
de situações cotidianas, promover intercâmbio para solução de
problemas e muitos outros. No câmbio conceitual, aprender ajustar as teorias
implícitas a evidências empíricas. Como por exemplo a promoção do conflito
cognitivo por meio do debate. Por fim inteligências múltiplas, pois,
cada tipo de inteligência tem uma forma de aprender e o
orientador e professor precisa estar muito ligado a este
fenômeno. Existe a inteligência, linguística, lógica, matemática,
espacial, psico motriz, musical, naturalista, intrapessoal e inter
pessoal. Nota-se que no ambiente escolar o sujeito não seria o espaço físico e
sim a diversidade de inteligência a ser trabalhada. O mais curioso
ainda, que cada uma delas é um universo muito grande a ser explorado pela a
escola.

É bom colocar, que, a responsabilidade de reparar isso e procurar,
trabalhar estes alunos está diretamente ligado a orientadora
pedagógica ou educacional.
DIRETOR TAMPA O ROSTO COM VERGONHA DE SUA ESCOLA
Assim como o espaço físico
da escola é a cara do diretor, certamente, as questões
de aprendizagem é o retrato da orientadora(o) pedagógica. É por meio
dela que os professores ensinam bem ou mal. Inclusive é muito fácil saber se em
uma escola a coordenadora pedagógica é atuante ou não. Basta observar o
comportamento dos professores face ao ensino, e de imediato poderá
checar qual dos lados está a falha.
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Núbia, orientadora apaixonada pela educação. |
O orientador pedagógico está ciente da
importância das teorias? Se o professor ou orientador teve um ensino fundamental
e médio com educadores, que por algum motivo, não trabalharam com
eles as teorias da aprendizagem, não há de se esperar que
sejam simplesmente intimidados com o livro. Lamentavelmente, grande
parte dos graduandos estão sem necsom com os estudos passados.
Se o
professor não tem o hábito de ler é evidente que também não tem conhecimento da
teoria da aprendizagem, até porque, se conhecesse certamente seria o
primeiro a promover elas em sala de aula. Sabendo disso, a orientadora
pedagógica, educacional deve, de alguma forma, promover o conhecimento delas no
ambiente escolar para os professores. Está claro que, nem um país do mundo pode
alcançar êxito se não estabelecer a todas as pessoas, em todos os momentos
possibilidades para uma vida digna na qualidade física, psicológica, social e
econômica. É lamentável que, a orientadora pedagógica ou educacional com
frequência vai ter que lidar com este tipo de situação desagradável, nas
escolas brasileira.
A formação do professor brasileiro não ensina a
ler, deixa o professor intimidado com o livro. A gente forma centenas, milhares
de professores todo ano que nunca leram Lobato. Não têm nenhum parâmetro antigo
paraver. ... http://www.google.com.br/search?tbo=p&tbm=bks – acessado em 05/08/2011