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SEJA BEM VINDO AO SITE, ANEDOTAS DA EDUCAÇÃO. FELIZ 2014! E BOA PESQUISA.

Não escrevo para heróis, mas para pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. (Augusto Cury)

I.SERÁ QUE A APRENDIZAGEM ACONTECE NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA?


Saber, se as teorias da aprendizagem são importantes na formação do educando é um fato consagrado. Porém será que estão sendo empregadas no ensino de verdade? O professor  está ciente da importância delas? As superlotações das salas, não impede que as teorias sejam trabalhada? a escola campo preocupa em trabalhar as teorias, ou tem simplesmente o livro didático como moleta? Será que existe interesse de educadores em trabalhar esse conteúdo? Os alunos não ficam mais brincando na unidade escolar, que aprendendo? Mas em fim, será que estas teorias são aplicadas mesmo? De uma coisa pode – se ter certeza, a educação brasileira segundo estatística, está pior que da Bolívia e da Argentina. Se investisse hoje, na Educação brasileira, demoraria em média de 15 a 20 anos para ficar igual a Bolívia e a Argentina.


educação na Bolívia está constituída por níveis e modalidades de acordo com as bases, fins e objetivos da educação. Esta organização têm como fundamento o desenvolvimento biopsicosocial dos alunos e das características de cada região do país. Os níveis do Sistema Educativo são graduais, conforme o próprio processo educativo, com objetivos próprios e em função dos diferentes estados de desenvolvimento de seus alunos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_na_Bol%C3%ADvia#Cobertura_e_Qualidade – Acessado em 05/08/2011






Atualmente, a educação na Argentina é considerada como uma das mais avançadas e progressistas da América Latina, e firmemente reconhecida e destacada por diversos organismos internacionais, como a UNESCO e a UNICEF. O país conta com três ganhadores doPrêmio Nobel de ciênciasLuísFederico LeloirBernardo Houssay e César Milstein.http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_na_Argentina – acessado em 05/08/2011


Com o emprego adequado das Teorias da Aprendizagem certamente o aluno aprenderá com mais facilidade.  Como por exemplo o significado lógico está ligado a dimensão interna do conteúdo. Por outro lado, o significado psicológico que pode ser  estabelecido entre o conhecimento prévio e novo. Está muito relativo ao aprender individual.
Significado lógico: refere-se a estrutura interna do conteúdo.Significativo e psicológico: refere-se a permitir o estabelecimento não arbitrário e o conhecimento prévio e o novo. É relativo à aprendizagem individual e depende de suas representações anteriores.Motivação: deve haver também uma disposição subjetiva para a aprendizagem do aluno. Existem três tipos de necessidades: afiliação, poder e realização. A intensidade de cada varia de acordo com os indivíduos e gera diferentes estados motivacionais que deve ser levados em conta.http://educacion.idoneos.com/index.php/ - acessado em 05/08/2011
Significatividad lógica: se refiere a la estructura interna del contenido.Significatividad psicológica: se refiere a que puedan establecerse relaciones no arbitrarias entre los conocimientos previos y los nuevos. Es relativo al individuo que aprende y depende de sus representaciones anteriores.Motivación: Debe existir además una disposición subjetiva para el aprendizaje en el estudiante. Existen tres tipos de necesidades: poder, afiliación y logro. La intensidad de cada una de ellas, varía de acuerdo a las personas y genera diversos estados motivacionales que deben ser tenidos en cuenta. http://educacion.idoneos.com/index.php/Teor%C3%ADas_del_aprendizaje/Enfoque_cognitivo

Assim sendo, analisa-se a aprendizagem significativa, resolução de problemas, câmbio conceitual e inteligências múltiplas. - Para que uma aprendizagem seja significativa é preciso que se tenha condições para tanto, como por exemplo, um ambiente em sala de aula que possa trabalhar os aspectos psicológicos que seria a lógica e psicologia da aprendizagem bem como o fenômeno da motivação que comprovadamente ajuda o aluno na estruturação e formação do conhecimento cognitivo. 


DIFÍCIL UMA SALA DE AULA C/ 20 ALUNOS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Por incrível que pareça, é difícil numa escola pública conseguir sala do primário com menos de 20 alunos. Se o ambiente escolar fornecesse condição teria resultado positivo a resolução de problemas. O aluno certamente adquiria habilidades e resolveria questões de natureza inéditas, como contextualizar problemas de situações cotidianas,  promover intercâmbio para solução de problemas e muitos outros. No câmbio conceitual, aprender ajustar as teorias implícitas a evidências empíricas. Como por exemplo a promoção do conflito cognitivo por meio do debate. Por fim inteligências múltiplas, pois, cada tipo de inteligência tem uma forma de aprender e o orientador e professor precisa estar muito ligado a este fenômeno. Existe a inteligência, linguística, lógica, matemática, espacial, psico motriz, musical, naturalista, intrapessoal e inter pessoal. Nota-se que no ambiente escolar o sujeito não seria o espaço físico e sim a diversidade de inteligência a ser trabalhada. O mais curioso ainda, que cada uma delas é um universo muito grande a ser explorado pela a escola.




 É bom colocar, que, a responsabilidade de reparar isso e procurar, trabalhar estes alunos está diretamente ligado a orientadora pedagógica  ou educacional.  



DIRETOR TAMPA O ROSTO COM VERGONHA DE SUA ESCOLA
Assim como o espaço físico da escola é a cara do diretor, certamente, as questões de aprendizagem é o retrato da orientadora(o) pedagógica. É por meio dela que os professores ensinam bem ou mal. Inclusive é muito fácil saber se em uma escola a coordenadora pedagógica é atuante ou não. Basta observar o comportamento dos professores face ao ensino, e de imediato  poderá checar qual dos lados está a falha.
Núbia, orientadora apaixonada pela educação.
O orientador pedagógico está ciente da importância das teorias? Se o professor ou orientador teve um ensino fundamental e médio com educadores, que por algum motivo, não trabalharam com eles  as teorias da aprendizagem, não há de se esperar que sejam simplesmente intimidados com o livro. Lamentavelmente, grande parte dos graduandos estão sem necsom com os estudos passados. 

Se o professor não tem o hábito de ler é evidente que também não tem conhecimento da teoria da aprendizagem, até porque, se conhecesse certamente seria o primeiro a promover elas em sala de aula. Sabendo disso, a orientadora pedagógica, educacional deve, de alguma forma, promover o conhecimento delas no ambiente escolar para os professores. Está claro que, nem um país do mundo pode alcançar êxito se não estabelecer a todas as pessoas, em todos os momentos possibilidades para uma vida digna na qualidade física, psicológica, social e econômica. É lamentável que, a orientadora pedagógica ou educacional com frequência vai ter que lidar com este tipo de situação desagradável, nas escolas brasileira.
A formação do professor brasileiro não ensina a ler, deixa o professor intimidado com o livro. A gente forma centenas, milhares de professores todo ano que nunca leram Lobato. Não têm nenhum parâmetro antigo paraver. ... http://www.google.com.br/search?tbo=p&tbm=bks – acessado em 05/08/2011
Nenhum país alcança pleno desenvolvimento, se não garantir, a todos os cidadãos, em todos as etapas de sua existência, as condições para uma vida digna, de qualidade física, psicológica, social e econômica. http://ww.webartigos.com/articles - acessado 05/08/2011